quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Provas, Trabalhos, Vestibular, Horror

Boa dia, boa tarde, boa noite, caros ausentes leitores do meu Blog!
Como vão vocês?

Essa semana li uma coluna muito interessante no caderno Equilíbrio do Jornal Folha de São Paulo. Foi escrita por Rosely Sayão, psicóloga, consultora educacional e autora do livro "Como educar meu filho?". O artigo em questão se chamava "Vai começar o vale-tudo" e falava sobre o vestibular, as provas escolares, a pressão à qual as crianças e estudantes são submetidos hoje em dia e qual deveria ser o verdadeiro propósito disso tudo.
Infelizmente, não encontrei o texto na íntegra na Internet, então, falarei sobre alguns temas que foram abordados nele.
No texto, a psicóloga falava que, infelizmente, o vestibular anda sendo considerado o desafio-mor da vida do jovem e ele se sente extremamente pressionado com isso, pois a aprovação estaria relacionada à aceitação dos pais, a fazê-los orgulhosos. Passar no vestibular realmente faz um pai orgulhoso, mas, muitas vezes, os jovens se sentem tão pressionados que ser reprovado significa não ser aceito pelos pais, trazer decepção a eles. O pior é que existem pais que encaram o vestibular dessa forma. A autora comentava sobre o caso de alguns pais que acordavam de madrugada só para checar se os filhos estavam realmente se matando de estudar pro vestibular. Também citou casos de jovens que procuram medicamentos ou algum tipo de substância que os auxiliem no aprendizado e na memorização, para que se dêem melhor nos testes.
Dando seguimento a tudo isso, Rosely fala sobre a origem dessa pressão toda, que vem desde o começo do ensino fundamental: há crianças na 1ª e na 2ª série que já são submetidas a provas e isso faz com que elas desenvolver um nível de estresse que não é adequado à idade delas. Junto com isso, também há o problema da disputa que existe na escola. A classe é dividida em bons e maus alunos e a disputa começa logo cedo, ensinando os alunos a serem competitivos e deixando de passar os devidos conhecimentos a eles.

Eu achei a coluna da psicóloga extremamente realista e sincera. A pressão à qual os jovens são submetidos, às vezes, é grande demais e isso pode acabar prejudicando-os.
Na minha opinião, o vestibular não é tudo na vida de um jovem. Acredito que ele seja muito importante, mas não a ponto de decidir toda uma vida. Outra coisa que talvez também não faça sentido é o fato do Ensino Médio ser basicamente apenas uma preparação para o vestibular. Quando entrei nessa fase dos estudos, todos os meus professores disseram isso, aparentemente o Ensino Médio não serve para nada além de passar ao estudante tudo aquilo que ele supostamente deve saber para fazer o vestibular. Mas, a escola não deveria ser mais do que isso? O Ensino Médio não é um cursinho pré-vestibular, é muito mais que isso. É onde o jovem aprende muito sobre ele mesmo, começa a ter relacionamentos mais duradouros e mais fortes, tanto amorosos quanto com amigos. Mas não apenas isso, o estudante deveria aprender coisas para toda a vida e não apenas para "passar no vestibular". E, mesmo que o EM não seja só para isso, muitas pessoas fazem parecer que é. Acredito que alguns conceitos deveriam ser mudados, pois, para mim, o EM é a melhor época escolar da minha vida e eu definitivamente não queria que acabasse.
Sobre provas escolares, acredito que submeter crianças a elas é maldade e irracional. Crianças não precisam disso, a não ser que se queira criar adultos cada vez mais estressados. Provas também não são adoradas por adolescentes, mas, às vezes, elas podem até ser consideradas necessárias... Ou talvez não. A verdade é que as provas formam um sistema de avaliação falho. Elas supostamente avaliam se o aluno aprendeu tudo aquilo que lhe foi passado durante as aulas. Mas, mesmo que ele não tenha aprendido, pode estudar alguns dias antes e ir muitíssimo bem no teste. Na realidade, esse aluno que estudou na última hora não aprendeu coisa alguma, ele apenas decorou; 5 minutos depois da prova, já não há mais nada do assunto na cabeça dele. Mas, mesmo assim, ele tirou uma nota boa, então pode ser aprovado, está tudo bem. Quando, na verdade, não está. Ele não aprendeu o que deveria! Resultado: alunos passando de ano sem aprender o que deveriam. As provas não seriam necessárias se o ensino fosse realmente bom e os alunos aprendessem tudo o que lhes é ensinado. Mas, esse não é um problema com apenas um culpado. Alunos também têm culpa, muitas vezes. Se eles não se esforçam para aprender em sala de aula, só resta aos professores lhes darem provas para ver se eles resolvem reagir e se esforçar para não repetirem de ano. No fim, as provas só servem mesmo é para criar disputas entre os alunos e para tentar incentivar aqueles que não estão nem aí para nada. Todo mundo sabe que elas não têm um real efeito didático.
Sobre trabalhos escolares... Na minha escola, é típico os professores dividirem a sala em grupos, distribuir temas entre eles e mandá-los fazer um seminário sobre os assuntos. Para mim, isso tudo não passa de preguiça de ensinar. Pode parecer revolta adolescente, mas pense bem. Os professores fazem isso e depois dão um prova sobre tudo o que foi apresentado. Assim, os grupos fazem o papel do professor, quando explicam a matéria que supostamente ele deveria estar passando. É claro que o professor precisa de métodos para avaliar o aluno, mas mandar um bando de estudantes explicar uma coisa sobre a qual eles nem são formados? Muitas informações dadas durante os seminários podem não ser verdadeiras e normalmente os professores nem se preocupam em corrigi-las ou, simplesmente, não sabem que estão erradas. É verdade que seminários preparam o estudante para a faculdade, o força a falar em público, o ensina a trabalhar em grupo. Mas, o modo com que ele é tratado na minha escola pelo menos, não traz incentivo e só mostra aos alunos o quão "interessados" os professores estão em dar aula.
Se você conseguiu chegar até aqui, primeiramente, lhe agradeço e, segundamente em segundo lugar, digo que não odeio minha escola, muito pelo contrário: é a melhor escola na qual já estudei. Só que algumas coisas me tiram do sério e gostaria de compartilhar com vocês... O texto que citei no início do post me instigou a tudo isso...
Espero realmente que você tenha entendido tudo o que quis dizer... E que não considere tudo isso uma simples revolta adolescente ou uma oscilação na minha taxa hormonal.

Então, é isso, povão! Um post crítico, pra variar!
Espero que tenham conseguido lê-lo por completo! Hauahuaha xD
Até a próxima! Byeee õ/

P.S.: Talvez um defeito desse meu texto crítico acima seja o fato de eu não ter apresentado nenhuma solução para os problemas que citei... Mas, é simples! Basta que as pessoas que o tiverem lido, pensem melhor sobre como lidar com o vestibular, as provas e os trabalhos escolares. As soluções sairão da mente de quem ler. O propósito do meu texto é apenas instigar as pessoas a mudarem seu modo de pensar e a ver as coisas de outro ângulo. (Na verdade, perdi a inspiração e não consegui criar nenhuma solução, sorry! x.x')

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